Sobre o projeto



Este projeto é fruto do trabalho de pesquisadores da Faculdade Senac Porto Alegre com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul, Senac-RS, por meio do Programa Senac Inovação.

O projeto "Acabou a fila no buffet" buscou possibilidades de otimização de filas de buffets em eventos, por meio do desenvolvimento de um modelo matemático a partir de variáveis que impactam o tempo de permanência na fila. O modelo matemático foi transformado em um algoritmo base para a criação de um simulador capaz de dimensionar uma dinâmica que diminua o tempo de espera dos convidados, preservando a otimização dos custos sem desperdícios financeiros ao organizador de eventos.



Metodologia


Pesquisa de natureza aplicada a partir de um levantamento teórico identificando as possíveis variáveis que influenciam no tempo de espera na fila de um buffet. No que diz respeito ao objetivo, pode ser classificada como explicativa, e em se tratando de abordagem, faz uso tanto de mecanismos quantitativos, como qualitativos. Pesquisas de campo e bibliográficas com técnicas de coletas através de medição, entrevista em profundidade e grupo focal, além do referencial teórico sobre o tema.

Variáveis e dimensões




A pesquisa permitiu um levantamento preliminar de atributos que podem impactar na fila de buffets em eventos. Este mapeamento preliminar de variáveis foi validado pelos profissionais participantes do grupo focal. Para aprofundar o entendimento do contexto do projeto, foram realizadas entrevistas em profundidade com três referências-chave a fim de captar mais informações e casos que pudessem auxiliar no inventário de variáveis.

Produtos da pesquisa


Fundamentação e referencial teórico: Seleção de referencial teórico para base conceitual do projeto com mapeamento de cases ao aplicados da teoria das filas; Fichamentos a partir de pesquisa bibliográfica em banco de artigos, periódicos, teses e dissertações.

Mapeamento de variáveis Levantamento de dimensões influenciadores na organização de eventos; Mapeamento de variáveis de cada dimensão que impactam no tempo de espera em uma fila de buffet em eventos e construção de matriz de variáveis a partir do referencial teórica do projeto.

Coleta de dados com profissionais Realização de um grupo focal com profissionais da área de organização de eventos com posterior transcrição dos da gravação e análise das informações mais relevantes; Entrevistas em profundidade com quatro profissionais de organização de eventos que auxiliaram na validação do inventário de métricas.

Observações sistemáticas Realização de observação a partir das gravações em horário de almoço de três distintos restaurantes com buffet para análise de métricas associadas aos hábitos no momento de se servir e da estrutura física; Uso da distribuição de Poisson para cálculo dos tempos a partir da observação nos restaurantes.

Construção de modelo matemático Seleção das principais variáveis que impactam a fila de acordo com estudos realizados; Construção do modelo matemático mínimo viável.

Validação do modelo através de medições in loco Medição de eventos in loco através de observação e coleta de dados; Sistematização de dados coletados para projeção de validação; Criação de simulação computacional com Linguagem R para projeção com Regressão Linear Interativa.

Desenvolvimento do simulador computacional Elaboração dos algoritmos baseados no modelo matemático; Desenvolvimento de interface interativa para simulação de cenários de fila.




Equipe de pesquisa e desenvolvimento

Faculdade Senac Porto Alegre


Me. Aline de Campos
Escola de Tecnologia | Currículo Lattes

Coordenação e supervisão do projeto; orientação dos alunos bolsistas; gerenciamento do fluxo de trabalho; estabelecimento de metas, controle e avaliação de resultados como um todo; elaboração dos relatórios de projeto; elaboração e desenvolvimento do simulador computacional; desenvolvimento de produção acadêmica/científica decorrente do projeto.

Me. Geraldo Girardi
Escola de Negócios | Currículo Lattes

Execução das principais atividades relativas a elaboração do modelo matemático para a produção posterior do simulador; orientação dos alunos bolsistas; sistematização de registros de todo o processo de elaboração do modelo matemático; desenvolvimento de produção acadêmica/científica decorrente do projeto.

Dra. Marise Mainieri de Ugalde
Escola de Negócios | Currículo Lattes

Contato inicial e acompanhamento dos projetos junto às empresas envolvidas; orientação dos alunos bolsistas; sistematização dos dados coletados nas entrevistas e visitas com as referências; condução das atividades decorrentes de análise de referencial teórico e coleta de dados junto as referências; desenvolvimento de produção acadêmica/científica decorrente do projeto.

Me. Alexandre Casacurta
Escola de Tecnologia | Currículo Lattes

Execução das principais atividades relativas a elaboração do modelo matemático para a produção posterior do simulador; orientação dos alunos bolsistas; sistematização de registros de todo o processo de elaboração do modelo matemático; desenvolvimento de produção acadêmica/científica decorrente do projeto.

Me. Guilherme Bertoni Machado
Escola de Tecnologia | Currículo Lattes

Auxílio nas atividades relativas a elaboração do modelo matemático e na elaboração do simulador computacional; produção acadêmica/científica decorrente do projeto.

Me. Elivelto Nagel da Rosa Finkler
Diretor da Faculdade Senac Porto Alegre | Currículo Lattes

Contato inicial e acompanhamento dos projetos junto às empresas envolvidas; intermédio com parceiros do Senac RS para coleta de dados; produção acadêmica/científica decorrente do projeto.